Atualizado em 21/02/2025
Neste artigo:
Este artigo contém instruções de onde encontrar informações sobre como utilizar a API de integração assim como utilizar as Webhooks.
O CRM Oktto disponibiliza, para integrações com sistemas de terceiros, a API e os Webhooks. Para mais detalhes sobre cada uma das opções, consulte os tópicos a seguir.
API: opera no modelo cliente-servidor, permitindo que um sistema envie dados (como leads) ao CRM por meio de requisições realizadas sob demanda.
Webhook: é uma forma de integração baseada em eventos. Nesse modelo, os dados dos leads são enviados automaticamente a URL cadastrada sempre que um evento previamente configurado ocorre – por exemplo, a geração de um novo lead ou a atualização de outro.
API: irá receber os leads e seus dados dentro do CRM Oktto.
Webhook: irá notificar outro sistema que leads chegaram, foram alterados ou excluído.
Sabendo disto, segue-se instruções para incorporar estas configurações:
Siga as instruções abaixo para utilizar a Webhook:
1. Clique sobre a foto, caso tenha, no canto superior direito [ Seta roxa ].
2. Das opções disponíveis, clique sobre a opção “Integrações” [ Seta roxa ].
3. A tela será recarregada, clique sobre a opção “Webhook” [ Seta roxa ].
4. A tela recarregará e nela conterá uma lista com todas as webhooks configuradas.
1. Na tela com a lista de webhooks configuradas, clique sobre o botão rosa no canto superior direito, para adicionar uma nova webhook [ Seta roxa ].
2. Um menu suspenso aparecerá. No campo “Nome” insira um nome para a webhook [ Seta roxa ]. Adicione informações sobre esta conexão para servir de ajuda se precisar fazer manutenções futuras.
3. No campo ‘URL’, insira o endereço da plataforma para a qual os dados dos leads serão enviados [ Seta roxa ].
Lembrando que a url deve estar no seguinte formato: https://xxxx.xxx
4. Com o campo de “URL” preenchido, clique sobre o campo “Ações” [ Seta roxa ] e selecione no menu suspenso a opção que melhor se enquadra com o que se deseja [ Seta vermelha ].
5. Com todos os campos preenchidos, basta clicar sobre o botão rosa “Salvar” [ Seta roxa ].
6. Com estas configurações você terá configurado a sua webhook
1. Na lista com todas as webhook, clique sobre os três pontinhos da webhook que deseja alterar informações [ Seta roxa ].
2. No menu suspenso clique sobre a opção “Editar” [ Seta roxa ].
3. Uma tela aparecerá e será possível alterar as informações. O tópico sobre “Adicionar uma nova webhook” deste artigo instrui sobre cada um destes campos. Após terminar de atualizar, basta clicar sobre o botão rosa no canto inferior esquerdo da caixa, para salvar as alterações [ Seta roxa ].
1. Na lista com todas as webhook, clique sobre os três pontinhos da webhook que se deseja excluir [ Seta roxa ].
2. No menu suspenso clique sobre a opção “Excluir” [ Seta roxa ].
3. Uma tela aparecerá, nela será necessário escrever “excluir” no campo “Digite “excluir” para processeguir com a exclusão” para confirmar a exclusão da Webhook [ Seta roxa ]. Depois de preenchido clique sobre o botão rosa “Excluir” no canto inferior esquerdo, para excluir a Webhook [ Seta vermelha ]
4. A Webhook após estas configurações, está excluída com sucesso.
Após seguir todos os passos, você conheceu as duas formas de integração com outro CRM. Para acessar outros artigos relacionados, basta utilizar o menu lateral esquerdo.